domingo, 28 de novembro de 2010

fahrenheit 9/11

Filme do diretor Michael Morre, que traz o atentado do fatidico dia 11 de setembro de 2001, onde o World Trade Center foi atingindo por aviões com terrorista da Al-Qaeda, pondo abaixo as torres gêmeas e matando inúmeras pessoas.

Abordar em sala de aula as consequências econômicas trazidas por este atentado em todo mundo. Pois, muitas pessoas ficaram desempregas neste período porque investidores sentiram-se receiosos em continuar com investimentos financeiros em algumas áreas e devido à paralisação do pregão da bolsa de valores de Nova York, o que ocasionou uma enorme crisenesse período. Além de ser um lametável e covarde ato contra pessoas comuns, é fato histórico que vale ressaltar em sala de aula.

Super Size me

O diretor do filme Super size me, Morgan Spurlock, submeteu-se à experiência de alimentar-se por 30 dias apenas de Mc'Donalds, o que lhe rendeu 10 kg além de algumas complicações de saúde.

Trazer para sala de aula o tema: "A importancia de um alimentação de qualidade para uma vida saudável", dando destaque ao cresecente problema de obesidade entre os jovens.
Em seguida perguntar entre os alunos qual deles tem o hábito de se alimentar de fast foods  e se este(s) gostaria de fazer a mesma experiencia do autor, só que no sentido contrário. Ficar 1 mês sem ingerir tais substâncias e observar as mudanças que ocorrem em seu corpo e sua saúde, após o desafio.

Ônibus 174

Dirigido por José Padilha, o filme trata de um caso verídico de um Brasil violento. Sandro (personagem do filme), um garoto rua, sequestra um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro e tem seus minutos de "fama" com o seu feito.Sendo invisível à sociedade ele se lança nas ruas e no muundo do crime após a morte da sua mãe.

Após apresentação do filme fazer em sala um painel integrado onde os alunos poderão desenvolver seu pensamento crítico sobre os problemas sociais dos quais o Brasil vem passando. A construção desse painel contribuirá também para que o aluno quebre a barreira da timidez e verbalize o seu pensamento.

Tiros em Columbine

Filme documentário do diretor Michael Moore, que trata do fascínio dos americanos por arma de fogo. A história traz jovens que se armam e inavadem uma escola e saem atirando nos colegas. O filme gerou uma disussão sobre o que levou esses jovens a agir de forma tão violeta.

Fazer um círculo de discussão em sala de aula com os alunos, onde debaterão os motivos que cada um acha que levou esses dois garotos a se comportar de forma tão brutal contra seus seus próprios colegas.

Pesquisa sobre utilização de tecnologias na Educação - Colégio Estadual Gercino Coelho.

O Colégio Estadual Gercino Coelho está com a estrutura bem conservada, recentemente reformado recebeu a Jornada Pedagógica, sendo, atualmente, um modelo de gestão. Possui  6 andares com 6 salas de aulas.  Como parte da reforma, a instituição ganhou pintura interna e externa, reparo nos telhados, conserto nos banheiros, que ganharam também acessibilidade, rampas nas áreas de acesso e laboratório de informática mais incrementado com a aquisição de 17 computadores, todos em perfeito funcionamento, utilizado constatemente pelos alunos na realização de atividades. A escola tem em média 500 alunos matriculados, entre alunos do Ensino Fundamental e EJA. Os pequenos são acompanhados por psicopedagogo que dispõe cosntatemente 1h para cada aluno. A Escola possui também um projeto chamado 2º Tempo, que trabalha atividades esportivas (judô, futebol, dança), também oferece aula de artesanato para os alunos.
A merenda escolar é considerada de boa qualidade com acompanhamento de uma nutricionista. Todas as sextas-feiras são realizadas reuniões par discutir assuntos pertinentes à aprendizagem dos alunos. Os pais tem acesso direto à direção da escola, tendo espaço aberto para estes nos dias de segunda, quarta e sexta.

Entrevistada: Tatiana Oliveira Souza
Função: Aux. de disciplina EJA.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Santo Antônio Além do Carmo

 

O bairro do Santo Antônio Além do Carmo já sobreviveu a diversas ondas de decadência e fama, em um ciclo que até parece infinito.

Em seu passado recente o bairro já foi sinônimo de modernidade e irreverência, com seus ilustres moradores, como Gilberto Gil, a arquitetura de suas casas, a bela vista para a Baía de Todos os Santos, da praça do coreto, do Forte do Santo Antônio (que já foi cadeia, e hoje é o Forte da Capoeira), e da Igreja de Santo Antônio com sua beleza tosca e sua torre inacabada (há quem diga que a segunda torre ainda está na agencia dos correios de Lisboa).
Com a retomada da consciência da necessidade da preservação do patrimônio histórico, a reforma da Igreja e do Forte do Santo Antônio, assim como a criação do Hotel Pestana e inúmeras pousadas de luxo, o bairro tem se desenvolvido sem perder o seu charme.


Sempre a sombra do seu irmão mais velho (O Pelourinho), o Santo Antônio não foi alvo da operação plástica emergencial que o Centro Histórico foi submetido nas décadas de 80 e 90, o que, pra sua sorte, ajudou a criar um processo natural de  preservação da beleza de um bairro antigo,  e se tornou um atrativo àqueles que sabiamente viram quem um Centro Histórico não se mantém apenas com investimentos do governo, e que a qualidade que se gera de uma  badalação instantânea não se compara a uma ocupação comercial gradativa, harmônica e racional.
Hoje o bairro preserva a beleza de antes. A tranquilidade de bairro familiar convive pacificamente com o interesse constante de turistas e moradores de outras partes da cidade. Já há quem o chame de Quartier Latin, devido ao enorme potencial comercial que tem.


O turismo foi sem dúvida o estimulo inicial daqueles que tem investido na região há décadas, mas o grande potencial para transformação em uma área de comércio e lazer tem também chamado atenção recentemente.

sábado, 18 de setembro de 2010

Políticas Públicas para Tecnologias aplicadas à Educação - Educação à distancia

Educação a Distancia (EAD)



Os avanços e a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) descortinam novas perspectivas para a educação a distância com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet. Considerando-se que a distância geográfica e o uso de múltiplas mídias são características inerentes à educação a distância, mas não suficientes para definirem a concepção educacional, discute-se a educação a distância (EaD) não como uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais nem apenas como a simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios e com suporte em distintas tecnologias. Os programas de EaD podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica, tecnologias de suporte e respectiva abordagem pedagógica. Este artigo pretende discutir as abordagens usuais da educação a distância, destacando o uso das TIC para o desenvolvimento de um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem, os quais permitem romper com as distâncias espaço-temporais e viabilizam a recursividade, múltiplas interferências, conexões e trajetórias, não se restringindo à disseminação de informações e tarefas inteiramente definidas a priori

P.S.: Aguarde continuação